Qual é a diferença entre o piso laminado e vinílico? [P.2]

Confira agora a composição, dicas de instalação e ambientes onde esses revestimentos podem ser instalados.

Em nosso último post, você pode aprender mais sobre os pisos vinílico e laminado e conheceu algumas vantagens e desvantagens de cada um deles. Confira agora a composição, dicas de instalação e ambientes onde esses revestimentos podem ser instalados.

Composição dos revestimentos vinílico e laminado 

O piso laminado é composto por diversas camadas de materiais derivados da madeira, sendo a camada superior coberta por uma estampa decorativa. Esse revestimento é disponibilizado e adquirido no formato de réguas, que podem ser instaladas por encaixe ou mesmo com cola sem cheiro.

Veja ainda: O que é e quais as vantagens de instalar uma cisterna em casa 

Já o piso vinílico é feito de cloreto de vinila ou PVC. Nesse caso, o material pode ser adquirido no formato de placas, mantas ou ainda réguas.

Instalação dos materiais 

Para ser instalado, o laminado necessita de um contrapiso seco, limpo e nivelado. Entretanto, aceita variações de até 3 mm para cada 1,5 m de ampliação. Por conta disso, é possível cobrir com os seguintes materiais: concreto, pedra e cerâmica, desde que essas superfícies recebam de antemão uma manta regularizadora.

É importante deixar um espaço entre o revestimento e as paredes, pois o material tende a sofrer dilatação.

E mais: saiba como fazer uma horta em espaços pequenos 

Em contrapartida, o vinílico só funciona com um contrapiso seco, limpo e devidamente nivelado. Para alcançar essa superfície ideal, basta aplicar uma massa niveladora, que é composta por cola e cimento. Através desta mistura é possível aplicar o piso sobre superfícies que não sejam tão lisas, tais como a cerâmica ou pedras polidas.

O piso vinílico não é indicado para cobrir materiais que possam apodrecer, assim como madeira e laminado, por exemplo.

Dica: Para ambos os revestimentos, é indicado a contratação de um profissional experiente, que seja capaz de avaliar o contrapiso e indicar as melhores soluções para o seu projeto em especial.

Limpeza 

Para higienizar o piso vinílico, basta varrer o material com vassoura comum ou mesmo utilizando um rodo e um pano úmido. Para limpezas mais rigorosas, acrescente sabão neutro água para umedecer o pano utilizado.

Já para o laminado, é indicado utilizar o aspirador de pó ou mesmo vassouras que possuam cerdas mais suaves, passados sempre no sentido das réguas, com cuidado. Após isso, passe um pano úmido com água e sabão neutro (lembre-se de torcer bem o pano). Manchas mais resistentes irão necessitar do auxílio de detergente e álcool. Manchas causadas por tinta, verniz ou graxa, saem com querosene.

Ambientes onde podem ser instalados

Ideal para áreas internas, o piso vinílico vai bem em quaisquer áreas que não recebam sol intenso. Em quartos, principalmente os infantis, essa é uma excelente escolha de revestimento, pois,  além de belíssima aparência, o material ainda é antialérgico.

Veja também: Como economizar utilizando lâmpadas de LED

O laminado funciona muito bem em áreas secas e que possuem temperaturas amenas, tais como salas, escritórios e quartos adultos.

Gostou das dicas? Então não deixe de compartilhar com os amigos e familiares que também estão planejando uma construção ou reforma da casa. E lembre-se: ao planejar sua residência dos sonhos, conte com a consultoria dos profissionais da Sólida Engenharia e Construção

COMPARTILHE